terça-feira, 7 de junho de 2011

O ENSINO DE ESTRATÉGIAS DE COMPREENSÃO

                QUE É UMA ESTRÁTEGIA? O LUGAR DAS ESTRATEGIAS NO ENSINO DA LEITURA
Seria um grande abuso sugeri-lhe que tente explicar neste momento o que entende por “estratégias”, uma habilidade, uma destreza, uma técnica um procedimento para você, podendo estabelecer diferenças nítidas entre conceitos. Embora possam encontrar alguns pontos que impedem a total assimilação entre os termos sobre os quais lhe pedi que refletisse a verdade é que entre lês também se encontram semelhanças. Ainda que minha intenção não seja abordar detalhadamente suas características comuns e as suas  características comuns e as que permitem diferenciá-los, as novas propostas curriculares. Na literatura especializada, na tradição psicopedagógica.  Fala-se a seguir sobre estratégias de leituras, parece ser necessário situá-las em relação aos procedimentos.
“Um procedimento com freqüência  chamado de regra, técnica, método, destreza ou habilidade é um conjunto de ações ordenadas e finalizadas, isto é dirigidas á consecução de uma meta”. 
            Pode-se falar de procedimentos mais ou menos gerais em função do número de ações ou passos  e do tipo de meta a alcançar, nos conteúdos de procedimentos indicam-se conteúdos que também podem ser denominados “destreza”, “técnicas”, ou “estratégias “ , pois todos esses termos se referem as características que definem um procedimento , entretanto em alguns casos  podem ser diferenciados conteúdos que se referem a procedimentos ou destreza mais gerais, que para o seu aprendizado exigem outras técnicas mais especificas, relacionadas a conteúdos concretos.
Porque devemos ensinar estratégias? O papel das estratégias na leitura.
Existe um acordo generalizado, pelo menos nas publicações que situam em uma perspectiva cognitiva / construtiva da leitura, ema aceitar que quando se possui uma razoável habilidade para a decodificação, a compreensão do que se lê é produto de três condições.
v  Da clareza, e coerência do conteúdo dos textos, da familiaridade ou conhecimento de suas estruturas  e do conhecimento da suas estruturas e do nível aceitável do seu léxico, sintaxe e coesão interna.

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